o que é overbooking

O que fazer quando companhias aéreas te passam para trás?

Para muitos, viajar é a realização de um sonho. Mas problemas com companhias aéreas podem transformar esse momento em verdadeiros pesadelos. Existem diferentes cenários que podem prejudicar a experiência dos viajantes, tais como: extravio de bagagem, atrasos no voo, cancelamento e o famoso overbooking. Aliás, você já se perguntou o que é overbooking?

É rotineiro que alguma pessoa tenha sua viagem cancelada por conta desse problema. Embora comum, a prática é ilegal e os viajantes têm direitos de ressarcimento em alguns cenários.

No conteúdo de hoje, vamos falar sobre os problemas mais comuns que podem prejudicar a vida dos passageiros e como agir nessas situações. Acompanhe!

Problemas que podem acontecer com as companhias aéreas

Segundo a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), as companhias aéreas brasileiras bateram o recorde de passageiros em 2019. Até o mês de agosto, 102,4 milhões de pessoas realizaram o transporte aéreo para destinos nacionais e internacionais.

Esse valor representa um aumento de 4,1% se comparado com todo o ano de 2018. Além disso, o valor total de viajantes cresceu durante 22 meses consecutivos em voos domésticos e 27 em voos internacionais.

Com esse crescimento, é possível que os problemas cresçam. Por isso, antes de começar a viagem é seguro conhecer as situações adversas que podem ocorrer.

Atraso no horário de embarque e partida

Antes de entrar no avião, os passageiros precisam aguardar que a aeronave estacione e esteja preparada com toda sua tripulação. Mas muitas coisas podem levar a espera no salão encarando as mudanças no horário de voo.

Os atrasos podem acontecer por condições climáticas — do local de partida ou de chegada —, tráfego aéreo, normas de descanso para a tripulação, problemas técnicos etc. De atraso em atraso, as condições podem levar para outro problema que veremos a seguir.

Cancelamento da viagem

Quando a companhia aérea a cancelar uma viagem é comum que os passageiros tenham reações negativas. Essa situação prejudica todo o cronograma da pessoa, seja com check-in em hotel, conexões com outros voos, perda de compromissos etc.

São vários os motivos que podem levar ao cancelamento da viagem, alguns deles são: condições climáticas, voos com baixa ocupação, passageiros não localizados, tráfego aéreo, excesso de movimento no aeroporto, entre outros.

Overbooking

Mas, afinal, o que é overbooking e porque ele acontece? Em alguns casos, os passageiros não recebem uma explicação clara sobre o cancelamento. Mas a preterição de embarque acontece quando a companhia aérea vende mais bilhetes do que a capacidade de lugares na aeronave.

Esse cenário pode acontecer, por exemplo, quando algum passageiro perde uma conexão e precisa ser realocado em outro voo ou quando há um ou mais cancelamento de viagens, por questões técnicas ou climáticas.

Medidas as serem tomadas em situações como essas

A Agência Nacional de Avião Civil (ANAC) protege os passageiros em problemas de voos. Todas as possibilidades que levam a um overbooking, por exemplo, estão descritas na resolução 141, tornando a prática ilegal.

As empresas que cometem overbooking podem ser penalizadas com o pagamento de indenização para os passageiros prejudicados. Portanto, quando a pessoa estiver em uma situação como essa é fundamental saber quais medidas tomar.

Os passageiros têm o direito de entrar com ação de danos morais contra as companhias aéreas, requerendo não apenas o ressarcimento da passagem ou um reagendamento da viagem, como um valor compatível com os prejuízos causados pelo problema.

Para tanto, é fundamental reunir provas de que o passageiro compareceu ao check-in dentro do prazo pela empresa. Tirar foto do cartão de embarque, registrar reclamação no balcão da companhia, fotografar os passageiros aguardando são maneiras de gerar essas provas.

Com esses documentos, o passageiro deve comparecer a um escritório da ANAC ou do Juizado Cível, ou ainda procurar o Procon.

Além de entender o que é o overbooking e todas as outras situações que podem transformar a sua viagem em um momento de dor de cabeça, é essencial saber o que fazer quando passar por essas situações.

Que tal compartilhar esse conteúdo com os seus amigos para eles conhecerem os seus direitos em cenários parecidos? Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *